O processo para escolher o ponto ideal para a sua franquia pode levar tempo, mas é importante que o local escolhido seja compatível com o perfil do público alvo da marca. “O primeiro passo é verificar com seu franqueador se o modelo de negócio da marca só pode ser em shopping, na rua ou em ambos”, afirma Filomena Garcia, diretora da Franchise Store.
Estudo de localização, influência da concorrência na região, custo, facilidade de acesso e área para estacionamento são alguns cuidados que os franqueados devem se atentar nessa tarefa. “Especialmente no caso de ponto de rua, é importante saber qual é a zona que está entrando e se a atividade que você está desenvolvendo é permitida”, explica Marina Bechtejew, consultora especializada em franquias da KBM Advogados. Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, afirma que a contagem do tráfego de pessoas, independente se for de uma loja de rua ou de um shopping, é indispensável. “Nem sempre as franqueadoras fazem isso e nem sempre o franqueado se atenta para isso”, diz. Algumas redes de franquias adotam estratégias diferentes para cada tipo de ponto, pois o objetivo é o mesmo: a lucratividade do negócio. “Hoje, tanto loja de rua quanto loja em shopping, os preços são altíssimos. É preciso calcular quanto aquilo está custando no meu investimento, às vezes pode nem compensar”, completa Marina. Veja abaixo as estratégias de algumas redes para cada modelo de negócio. Avaliar bem o perfil do franqueado A rede de cafeterias Suplicy Cafés Especiais tem lojas em shoppings, rua e também galerias de rua. Marco Suplicy, sócio-fundador da marca, afirma que a segurança é um fator importante nas lojas de rua. “A figura de segurança é comum e é um custo a mais”, diz. |
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Setembro 2020
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