Bess Multimedia Design
  • Serviços
  • Tecnologia
    • Ferramentas
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Educação corporativa como vantagem competitiva

11/7/2011

Comentários

 
Para que as modernas organizações possam preparar-se para enfrentar a competição nos padrões da nova configuração internacional, é imprescindível uma revisão urgente na gestão de recursos humanos. E este seria o principal desafio à gestão de pessoas: gerar resultados que enriqueçam o valor da organização para clientes, investidores e funcionários.

A educação corporativa será fundamental nesse processo, pois ela representa a energia geradora de sujeitos modernos, capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e modificá-la continuamente em nome da competitividade e do sucesso. Ela favorece a inteligência e o alto desempenho da organização, na busca incansável de bons resultados. Não é por coincidência que o tema Universidades Corporativas tem despertado tanto interesse nas empresas, pois as UCs têm se revelado como eficazes veículos para o alinhamento e desenvolvimento dos talentos humanos às estratégias empresariais. MISSÃO, OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS A missão da universidade corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), através de um processo de aprendizagem ativa e continua.
O objetivo principal de uma universidade corporativa é desenvolver e instalar as competências empresariais e humanas consideradas essenciais para a viabilização das estratégias de negociação.

Um projeto de universidade corporativa corresponde à implementação dos seguintes pontos:
Definição clara do que é crítico para o sucesso da empresa e realização de diagnóstico das competências essenciais. Desenvolvimento dessas competências essenciais - empresariais e humanas.
Foco no aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa voltada à aprendizagem, inovação e mudança. Foco nos públicos interno e externo, incluindo toda a cadeia de agregação de valor: clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros e comunidade. Ênfase em programas orientados para as necessidades dos negócios.

As experiências de implantação de universidades corporativas diferem em muitos pontos, mas elas tendem a se organizar em torno de alguns princípios e objetivos como:
  • Prover oportunidades de aprendizagem que dêem suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio.
  • Desenhar programas que incorporem o diagnóstico das "competências essenciais".
  • Migrar do modelo "sala-de-aula" para múltiplas formas de aprendizagem (aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar).
  • Estimular gerentes e líderes a se envolverem com a aprendizagem, tornado-se também responsáveis pelo processo.
  • Criar sistemas eficazes de avaliação dos investimentos e resultados obtidos CONSTRUINDO A PONTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO Entendendo-se a UC como um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências, a identificação das competências essenciais, que agreguem valor ao negócio, é a base da competitividade organizacional e a pedra fundamental de todo e qualquer projeto de UC bem concebido.

Para que esse diagnóstico das competências essenciais permita de fato o vínculo entre desenvolvimento de pessoas (competências humanas) e estratégias de negócio (competências empresariais) é necessário que se realize uma reflexão profunda sobre as reais competências empresariais, ou seja, aquelas que diferenciarão a empresa da concorrência, assegurando-lhe vantagem competitiva e bons reultados.
Exemplificando: a competência empresarial essencial da Brahma não está apenas na qualidade da cerveja, mas na eficácia de seu canal de distribuição, pois não adianta nada a empresa produzir a cerveja mais saborosa do mercado, se seu produto chegar quente na região de consumo; daí a importância de a empresa direcionar as principais ações e programas de sua UC para seus distribuidores.
Em resumo, um diagnóstico consistente das competências essenciais deve contemplar a identificação dessas competências em duas etapas:
  • AS COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS: São as competências essenciais requeridas e a adquirir para que a empresa aumente e consolide cada vez mais sua capacidade de competir dentro da estrutura do seu setor de atuação.
  • AS COMPETÊNCIAS HUMANAS: São as competências que precisam ser adquiridas e desenvolvidas na esfera individual, para que a empresa tenha sucesso em seus objetivos estratégicos; São competências gerenciais, técnicas e comportamentais para aqueles que exercem funções críticas na empresa.

O diagnóstico cuidadoso das competências essenciais é crucial para o estabelecimento dos eixos de competências. Estes, por sua vez, serão os pilares de sustentação para a idealização e desenho de um projeto de UC bem-sucedido, favorecendo assim a construção da ponte entre desenvolvimento de pessoas e resultados nos negócios.
Só assim a UC será o principal veículo de integração e disseminação de uma Cultura Empresarial da Competência e Resultado, apoiando todos os talentos internos e externos no processo de aquisição das competências humanas essenciais que permitirão que agregue valor ao negócio, gerando resultado para a empresa, seus clientes, acionistas e a própria sociedade. E, obviamente, tudo isto aumentando a competitividade empresarial! 

Marisa Eboli é professora da área de Recursos Humanos do Departamento de Administração da FEA/USP e coordenadora de Projetos de Universidades Corporativas do PROGEP - Programa de Estudos em Gestão de Pessoas. Em 1999 publicou a coletânea Universidades Corporativas. Foi palestrante do II Fórum Ibero-Americano, realizado em maio de 2000, em Dallas, durante a ASTD-Conference.
E-mail: meboli@usp.br

Fonte: http://www.hsm.com.br/artigos/educacao-corporativa-como-vantagem-competitiva
Comentários
    Imagem

    Blog

    Notícias, vídeos e informações relacionados as universidades corporativas das principais empresas do mercado.

    Categorias

    Todos
    Vídeos

    Histórico

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Dezembro 2018
    Fevereiro 2018
    Agosto 2016
    Abril 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Agosto 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Janeiro 2014
    Agosto 2013
    Maio 2013
    Julho 2011
    Maio 2011
    Março 2010

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Serviços
  • Tecnologia
    • Ferramentas
  • Cases
  • Blog
  • Contato